OS DENTES DO SULTÃO – Reflexão #11

Pensei em algo para escrever nesse início de 2018 e convivendo nesse mundo com clientes, alunos, seguidores de redes sociais, percebi o quanto é importante ter o trato com as palavras, saber como falar, como abordar, e principalmente como repreender.

É muito comum relacionamentos (tanto familiares, amorosos e profissionais) afundarem pois uma das partes não soube ter o devido cuidado, o carinho e até mesmo a inteligência emocional para abordar o outro, pois usam da certa autoridade de forma ríspida, arrogante, com tom de ordem, o que acaba fechando o coração daquele que recebe a mensagem e criando uma reação contrária em mesma intensidade.

Refletindo sobre isso me recordei um uma história, que conta que certa vez um Sultão sonhou que havia perdido todos os seus dentes. Como acordou muito assustado ordenou que fosse chamado imediatamente um sábio para interpretar tal sonho.

O sábio após escutar tal história exclamou:

– QUE DESGRAÇA MAJESTADE!!! CADA DENTE CAÍDO REPRESENTA A PERDA DE UM PARENTE DE SUA ALTEZA!

Ao escutar aquilo, o Sultão enfureceu-se de tal maneira e mandou prender o sábio por ter cometido aquele ato tão insolente de lhe dizer aquelas coisas, e ainda ordenou que o mesmo fosse condenado a sofrer 100 chibatadas.

Logo em seguida o Sultão pediu que fosse trazido um novo sábio para interpretar o mesmo sonho. Ao chegar, sem saber do que já havia acontecido anteriormente, escutou com atenção o que lhe relatava a majestade sobre o sonho da noite anterior, e ao final disse:

– SENHOR!!! UMA GRANDE FELICIDADE VOS ESTÁ RESERVADA. O SONHO INDICA QUE IRÁ VIVER MAIS DO QUE TODOS OS VOSSOS PARENTES.

Ao escutar aquilo, o rosto do Sultão iluminou-se e ele mandou dar 100 moedas de ouro ao sábio.

Quando saía do palácio um servo que acompanhou tudo o perguntou ao sábio:

  • Como que é possível? Vc disse a mesma coisa que outro colega seu tinha dito anteriormente, no entanto ele levou chibatadas e você moedas de ouro.

Nessa hora o sábio respondeu:

  • LEMBRE-SE AMIGO, TUDO DEPENDE DA MANEIRA DE DIZER AS COISAS. E ESSE É UM DOS GRANDES DESAFIOS DA HUMANIDADE! A PARTIR DAÍ QUE VEM A FELICIDADE OU A DESGRAÇA, A PAZ OU A GUERRA.

Lições que tiramos dessa história:

Não basta ter razão, é necessário saber como como se fala!

Até mesmo ao dar um precioso diamante a uma pessoa, se esse for arremessado, poderá feri-lo mortalmente, mas se este for envolto em um delicado embrulho e entregue de forma carinhosa será recebido com todo carinho e amor.

E você? Tem sido ponderado ao tratar com as pessoas?