5 DICAS INICIAIS PARA QUEM PRECISA COMEÇAR A FAZER O TCC/MONOGRAFIA DE GRADUAÇÃO.

Olá pessoal,
Como sou professor universitário e por conta das redes sociais, sempre tenho vários alunos desesperados procurando algum rumo para começar a fazer seu TCC/MONOGRAFIA, e as primeiras perguntas que sempre escuto são: ME INDICA UM TEMA? POR ONDE COMEÇO? COMO QUE FAÇO? TCC É MUITO DIFÍCIL MESMO?
Neste momento eu sempre encaminho um email que repassei para uma aluna meses atrás e hoje compartilho com todos vcs com algumas adaptações.
Ressalto que as dicas aqui não possuem caráter pedagógico de metodologia científica, mas sim apenas um bate papo de forma simples e objetivo com o intuito de acabar com vários mitos.

Espero que gostem:
MONOGRAFIA/TCC COMO FAZER?
Inicialmente tenho te ponderar umas coisas.
1. O QUE É MONOGRAFIA/TCC NA VERDADE. TCC não é a mesma coisa que trabalho de faculdade. Trabalho de faculdade o professor mandava o aluno falar sobre tal tema e ele pegava várias doutrinas, e páginas na internet, fazia um resumão e entregava.
O TCC é totalmente diferente, aqui vc não vai resumir algum tema, vc vai provocar, questionar, provar que alguma coisa é boa ou ruim, o que pode mudar, como é em outro país, ou como os tribunais devem julgar. Ou seja, vc não vai copiar algo que já foi dito, vc vai defender uma posição que acha interessante.

2. E PRECISO TER ALGO JÁ ESCRITO SOBRE O TEMA PARA SE BASEAR?  Muitos alunos afirmam que pensam fazer um tema mas que desistem por não achar doutrina específica para se basear. Esse é com certeza outro erro que cometem ao fazer TCC. As pessoas tendem a procurar temas que já possuem livros com o título EXATO, pois como falei no ponto 1, eles vão apenas repetir o que já foi dito, e isso não é fazer monografia.
Na grande maioria das vezes você encontrará um livro geral sobre o tema com apenas 1 página falando sobre seu assunto de interesse. Por isso que é necessária uma pesquisa bibliográfica aprofundada.
Vá à biblioteca, tire xerox, procure nos sebos (tem um site que reune sebos do Brasil todo, o valor é muito bom –www.estantevirtual.com.br ), vá na livraria abra os livros, tire fotos das páginas que te interessem, e faça assim a sua pesquisa. Procure julgamentos dos tribunais, dentro do inteiro teor das jurisprudências sempre há citações de livros e outras teses, daí basta vc procurar os livros que tratam do assunto.

3. COMO ESCOLHER O TEMA? Bom passado esse primeiro momento acho que vale a pena agora o aluno refletir sobre o seu trabalho. Vc precisa procurar um tema que te chame a atenção, que vc goste, que irá te dar vontade de escrever, pesquisar, pois não adianta o professor indicar um tema, de algo que o discente não tem intimidade. Já pensou eu mandando um aluno tratar sobre a “substituição tributária do ICMS” ? Não dá né? Ele irá me odiar e odiar trabalho, ficará chateado e será o primeiro passo para tentar fazê-lo mal feito.
Diante disso o que sempre recomendo é que procure temas atuais, coisas que estão bombando nos noticiários e sites jurídicos como:
Não se limite a tratar temas já batidos, saiba variar, vou te dar vários exemplos:
Tema já batido: União estável homoafetiva
Tema interessante: O direito de adoção dos casais homossexuais.
Tema já batido: Direito da privacidade na constituição federal
Tema interessante: Direito de privacidade: A impossibilidade de interceptação telefônica em CPIs.
Tema batido: Imunidades Tributárias
Tema interessante: A impossibilidade de imunidade tributária para as maçonarias

4. DELIMITE O TEMA!! Caro leitor, não sei se vc observou, mas  todos os temas interessantes que eu dei como exemplo tratam de assuntos bem mais específicos do que o tema já considerado batido. É isso que eu chamo de delimitação do tema, você deixa a coisa bem mais detalhada/específica, pois fica muito mais fácil trabalhar.
Temas amplos demais possuem muita doutrina, porém é tão amplo que o aluno se perde, pois é tanto assunto que se tem para tratar e como já afirmado anteriormente, a monografia requer a conclusão de algo, é necessário se  fechar uma ideia, e como se consegue isso tratando de um tema muito amplo? Nessa situação a aluno abrirá inúmeras portas e necessariamente deverá fechá-las. Agora se há a delimitação  do tema, serão abertas apenas 1 ou 2 portas, o que consequentemente facilita na hora de fechá-las.

5. ESQUEMATIZE A DIVISÃO DOS CAPÍTULOS. Importante lembrar que após escolher e delimitar o tema, em geral o aluno terá cerca de 3 capítulos básicos para escrever (isso varia de cada faculdade). É aqui outro momento de muito erro dos alunos, pois os mesmos já querem escrever sobre o tema da monografia, pois acreditam que está “fresco na memória”.
O tema da monografia só será abordado no 3º capítulo, sendo que os outros dois primeiros capítulos são só o alicerce e devem ser obrigatoriamente escritos antes do terceiro:
Vou te dar exemplos:
Tema interessante: O direito de adoção dos casais homossexuais.
Cap1 – Casamento homoafetivo
1.1 Conceito de familia
1.2 Evolução legislativa
1.3 Decisão do STF sobre o tema
Cap2 – A guarda e Adoção no direito brasileiro
2.1 Conceito
2.2 Espécies
2.3 Requisitos
Cap3 – A possibilidade de adoção por casais homossexuais
3.1 Conceito
3.2 Possibilidades
3.3 Posicionamento dos tribunais
A razão para isso é simples, como que alguém pode entrar em um debate aprofundado se não definiu nem as bases? Como vou defender a adoção por homossexuais, se eu nem sei o que é casamento homoafetivo em nosso ordenamento jurídico? Não construímos uma casa pelo telhado, mas sim pela alicerce.
Caros leitores, vocês viram como destrinchei o tema? Com qualquer tema podemos fazer o mesmo e assim chegaremos a conclusão de que não é preciso possuir livros exatamente iguais ao seu tema central, já que estes só serão usados efetivamente no 3º capítulo.

Espero que tenham sido útil! Qualquer dúvida adicional poderá ser feita nos comentários abaixo!
Forte abraço!
Nayron Toledo

19 comentários Adicione o seu

  1. Jozineia disse:

    Bom dia
    Me chamo Jozineia estou no 5 SEMESTRE do Curso de Direito estou querendo começar a fazer o tcc mas estou indecisa qual tema escolher. Vc pode me ajudar? Obrigada

    Curtir

    1. Nayron Toledo disse:

      Qual a matéria que vc mais gosta?
      O que te empolga mais? Foque nisso!!

      Curtir

  2. Obrigado por essas maravilhosas dicas. Agora meu TCC sai.
    Obrigado.

    Curtir

  3. Sabrine disse:

    Adorei o post !
    Simples e objetivo, adoro isso.
    Obrigada pelas dicas, começarei a fazer o meu TCC agora no quinto semestre para não ter as neuras logo no nono período e somente me preocupar com o exame da Ordem.

    Curtir

    1. Nayron Toledo disse:

      Obrigado pelo feedback!! Sucesso em seu TCC!!

      Curtir

  4. Leonardo Jardim disse:

    Muito bom, obrigado!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s