Pílula Motivacional #4 – Você é muito ansioso? Então conheça a história do bambu chinês!

pilulas-de-sentimentosVocê é muito ansioso? Tem borboletas no estômago toda vez que pensa que algo pode dar errado? Acha que as coisas estão demorando muito para acontecer na sua vida Então hoje esse texto é para você!! Espero que essa ansiedade não te faça fechar a página e voltar para o facebook antes mesmo de ler esse pequeno texto de cinco parágrafos!! Já te adianto, vai valer muito a pena!!

Vocês conhecem a história do Bambu chinês? Bem, então vou lhes contar:

“O Bambu chinês é um bambu atípico, pois tem uma característica peculiar em seu cultivo. No primeiro ano de cuidado, após o plantio do bambu chinês, você deve regá-lo, fertilizá-lo e cuidar com todo o carinho, além de não deixar faltar água para que ele não morra. Apesar de todos esses cuidados nada acontece!  No segundo ano você deve continuar com todo o ritual, mas mesmo assim nada de bambu! No terceiro ano nenhum sinalzinho de vida e no quarto ano menos ainda.

Já no quinto ano, depois de todo o esforço, aí sim, ele cresce, e não cresce pouco, em cerca de seis semanas ele cresce cerca de trinta metros. Sim, de repente ele surge do solo, exuberante e forte, atingindo uma altura incrível! É muita coisa crescer trinta metros em umas semanas, não? Porém, você se engana em pensar que ele cresceu trinta metros em um ano, pois ele cresceu durante cinco anos. Se em algumas dessas semanas, não fosse regado, com certeza ele não teria crescido da mesma maneira.

Enquanto você não via nada, o bambu dedicou suas energias para desenvolver raízes fortes e longas a fim de suportar o enorme peso futuro, ou seja, todo esse tempo a natureza se incumbiu de criar uma base forte para que o bambu não caísse com o vento. Esse exemplo ilustra as mudanças em nosso dia a dia:

Precisamos ser persistentes e pacientes com os resultados!

É nesse ponto que, nós ansiosos, temos que aprender com a história do bambu chinês. Devemos tomar cuidado para não nos entusiasmarmos em crescer trinta metros sem raízes fortes e depois tomar um tombo grande, ou ainda pior, ficarmos frustrados quando mesmo com grande dedicação, não alcançarmos resultados rapidamente. Paciência é um dom!

Devemos enxergar nossos objetivos como uma maratona, e não uma corrida de 100 metros. Se você está em uma empresa há seis meses, ainda há muito para aprender sobre a organização, você tem que dar o sangue e se dedicar todos os dias. Não espere que seu chefe chegue de repente lhe oferecendo um cargo maior só porque você tem feito o que ele espera nos últimos dias, mas se isso acontecer ótimo!

O importante é estar preparado para a oportunidade, você tem que se esforçar todos os dias para estar apto quando a oportunidade surgir. Como um jogador que está na reserva, se o técnico o chamar para entrar em campo e ele disser: “me dê um minuto que vou me aprontar”, pode ser que a oportunidade “de ele crescer trinta metros” passe. Você tem que estar  preparado todos os dias, fortalecendo-se como um bambu chinês.”

Essa história foi primeiramente apresentada pelo autor Stephen R. Covey, autor de alguns best-sellers como: “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” (link afiliado)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s